FÓRUM

Notifications
Clear all

Teste de resistência física (faca) riscando o esmalte.

Topic starter
(@FERNANDA FINZER)
Entrou: 3 dias atrás

Olá, li o texto sobre o teste de durabilidade dos esmaltes e fiquei com uma dúvida.
Pelo que eu entendi do texto, ao riscar o esmalte com a faca e limpar podemos ter dois resultados, o esmalte continuar riscado com marcas aparentes no relevo ou cor, ou o que está acontecendo com alguns esmaltes comerciais que tenho (geralmente foscos ou acetinados) onde ao riscar o esmalte com uma faca, forma um risco prateado, mas que após lavar esse risco some e não tem alteração no relevo ou cor do esmalte. Nesse caso seria o esmalte riscando a faca? E esse tipo de esmalte deixa de ser seguro para utilitários? (Na minha cabeça a pessoa deixaria de ser contaminada por esmalte para ser contaminada pelo metal da faca kkkk). 

Poderia explicar melhor sobre isso por gentileza? Obrigada ❤️ 

1 Reply
atelieajna.com
Admin
(@atelieajna-com)
INICIANTE
Entrou: 3 anos atrás

Oi Fernanda! 

O que aconteceu foi que o ESMALTE riscou o metal e não o contrário. 

Isso ocorre porque o esmalte cerâmico, após a queima, atinge a dureza superior à do aço inoxidável dos talheres. Especialmente esmalte foscos ou acetinados, a superfície possui microcristais que agem como uma “lixa” extremamente fina. 

Ao passar a faca, o esmalte (que é mais duro) remove uma camada microscopia do metal ( que é mais mole). Aquele risco prateado que você não é um dano ao esmalte, mas sim um deposito de metal deixado pela faca na peça.

Como você percebeu, esse resíduo de metal sai na lavagem. Empresas de qualidade no setor, como a Ceraflame e a East Fork, mostram que essas marcas superficiais podem ser removidas facilmente na limpeza, já que a estrutura do esmalte permanece intacta.  

Os testes provaram que a superfície é resistente o suficiente para retirao metal, sem que o esmalte sofra um dano permanente. 

Muito obrigada pelo interação!

Até! 

Responder

Deixar uma resposta

Nome do Autor

E-mail do Autor

Título *

Tamanho máximo permitido do arquivo é 10MB

Prévia 0 Revisões Salvo
Compartilhar: